“Quanto sabes?” é um jogo propício para
ocupar os tempos livres no parque, na praia, no descanso, prolongado, de uma
caminhada… E é fácil de jogar e de transportar, basta ter à mão folhas brancas
e lápis/canetas.
Cada jogador desenha uma tabela, ou
é-lhe atribuída uma ficha de jogo. As tabelas têm de ser iguais. A primeira
coluna é para as letras do Alfabeto e a última para os totais, as colunas
intermediárias são para os temas escolhidos, nomes de rapariga, nomes de rapaz,
objectos, nomes de telenovelas, de livros, etc… O objectivo é escrever nos
espaços em branco nomes relacionados com os temas escolhidos iniciados pela
letra indicada no início da linha, no espaço de tempo cronometrado.
Regras
Ø Composição do jogo
1)
O jogo é
composto por fichas com tabelas. A primeira coluna é para o alfabeto, a última
para o somatório da pontuação, as restantes colunas são para os temas escolhidos,
indicados no top de cada coluna.
Exemplo de uma Ficha:
Sg.:
Descarrega a ficha do Jogo em Papel
pelo Link abaixo:
2)
Cada desafio é
composto por 2 ou mais jogadores;
3)
Os temas são
opcionais, escolhidos em comum acordo ou em sorteio. Podem ser de cultura
geral, nomes próprios, cores, objectos, etc…
Ø Início do Jogo
4)
A cada jogador é
atribuído uma ficha ou folha e um lápis/caneta.
5)
Cada um dos jogadores
desenha a sua tabela, preenchendo a primeira coluna com letras do alfabeto e a
primeira linha com os temas escolhidos, deixando a última coluna para os totais;
6)
O jogo é
cronometrado, sendo indicado o tempo de jogo a cada jogador;
7)
O jogo inicia-se
com a partida dada por um dos jogadores, depois de todos estarem preparados;
8)
Os jogadores não
podem mostrar as fichas uns aos outros durante o jogo;
9)
Depois da
partida dada cada jogador tem de escrever, nos espaços correspondentes nomes
dos temas escolhidos começados pela letra indicada no início da linha;
Ø Fim do jogo
10) O jogo
finaliza quando o tempo cronometrado chegar ao fim;
11) Os jogadores reúnem-se
para começar a contagem dos pontos;
12) Coluna a
coluna e à vez cada jogador dá a sua resposta escrita, por exemplo, coluna dos
nomes de rapariga, letra “A”, a respostada de cada jogador… letra “B”, a
resposta de cada jogador;
13) Espaço em Branco – 0pontos;
14) Cada resposta
dada e igual a outro jogador – 5pontos;
15) Cada resposta
dada diferente de cada jogador – 10pontos;
16) Se apenas um
jogador der uma resposta – 20pontos;
17) Cada jogador
escreve a pontuação atribuída à sua resposta no espaço desta;
18) Depois de
todas as respostas comparadas soma-se linha a linha, indicando o resultado na
coluna dos totais. O somatório final é feito na última linha.
Ø Objectivo
19) Preencher o
maior número de espaço possíveis, com os temas e letras indicados, no tempo
dado.
Ø Vencedor
20) Vence o jogo o jogador que obtiver maior pontuação.
Aqui tens uma actividade para toda a
família! Criar memórias, criar tradições.
Bons palpites!
Kat Rose Fashion Free Time
A Moment for Life!
A Moment for Life!
Comentários
Enviar um comentário