Ser como Escuteiro - Partilhar Histórias à Fogueira

Ser escuteiro é uma vida de aprendizagem, é darmos ao próximo parte de nós, do nosso tempo, é entreajuda e solidariedade, é o convívio e a união, é o cultivo de uma longa amizade.
Dia 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Escutismo e baseando-me neste dia deixo-te aqui uma sugestão, para reunir família e amigos, que me leva de volta à infância, aos momentos partilhados com a minha família, com os meus amigos…
…A partilha de histórias à fogueira.

Como se Joga:
Cada elemento que participa contribui com as lanternas, sem esquecer das pilhas, ou com marshmallows, ou com bolachas salgadas, ou com paus de espetada compridos, ou com garrafas de água ou sumo, ou com a acendalha e os fósforos, ou com um balde e pá, pequenas tigelas de plástico, com tampa, e sacos para o lixo.
Sg.: Se alguém do grupo tiver uma guitarra ou viola, levem também.

No jardim lá de casa, no parque de campismo ou na praia escolhemos uma zona segura da vegetação seca ou de qualquer matéria inflamável.
Com o sítio escolhido atribuímos tarefas. Uns vão buscar as pedras para rodear a fogueira, outros vão buscar os paus, um elemento enche o balde com areia ou terra, para depois apagar-se a fogueira, e quem sobrar ajuda a preparar as mantas, distribuindo-as em volta, ou em meia-lua, do espaço da fogueira.
Sg.: Colocar as mantas com uma distância de segurança de, pelo menos, 1 metro da fogueira.
Em cada manta colocamos umas garrafas de água, umas tigelas com marshmallows, uns paus de espetada, uns pacotes de bolachas salgadas e uma lanterna.

Com tudo reunido começamos a preparar a fogueira montando os paus em tenda com a acendalha no meio.
Sg./Prevenção: Não fazer uma fogueira muito alta. Não fazer a fogueira debaixo de árvores ou qualquer matéria inflamável. Não deixar a fogueira sozinha, NUNCA. Não deixar crianças perto da fogueira sozinhas, NUNCA. Não fazer a fogueira com vento. Antes de abandonar o local da fogueira certificar que esta está, MESMO, extinta.

Depois das chamas aparecerem é hora de nos colocarmos em posição nas nossas mantas, começarmos a assar os nossos marshmallows, para comer com as bolachas salgadas, é delicioso, e que comecem as histórias!
Sg.: Se houver crianças pequenas é uma excelente oportunidade para explicar a importância e os perigos do fogo.

Para tornar a noite mais desafiante porque não distribuir, antes de começar as histórias, uma folha a cada elemento para classificar, de 1 a 5 pontos, cada história que ouviu, no final somam-se todos os pontos e quem vencer leva o prémio. (Para isso junta a lista de material necessário, folhas de papel, lápis ou canetas e um pequeno mimo para prémio, um saco de chocolates ou de gomas, por exemplo.)
Aqui tens uma actividade para toda a família! Criar memórias, criar tradições.
Bons Contos!

Kat Rose Fashion Free Time
A Moment for Life!
By Monic
With the Support of Kat Rose Fashion and Blogger

Comentários