A Batalha Naval é um jogo divertido para
qualquer altura do ano. É ideal para as viagens longas, com pouco ou nada para
nos entreter, quer seja de carro, de avião, ou até mesmo de barco. Podes fazer
torneios de competição desafiando a irmã(o), o pai/mãe, o companheiro(a)… E
tornar ainda mais activo e divertido o jogo.
Existem algumas variações dos tabuleiros
da Batalha Naval, mas hoje trago-te uma forma simples e rápida de o pores em
prática, usando apenas lápis e papel.
Como
se Joga:
Cada jogador desenha na sua folha o seu
tabuleiro de jogo, composto por dois quadrados divididos em dez colunas numeradas
de “1” a “10” e dez linhas alfabetizadas de “A” a “J”.
Sg.:
Descarrega o tabuleiro do Jogo em
Papel pelo link abaixo.
Regras
Ø Composição do jogo
1)
O jogo é
composto por um tabuleiro de 2 quadrados (grelhas) divididos em dez colunas
numeradas de “1” a “10” e dez linhas alfabetizadas de “A” a “J” para cada
jogador. A grelha da esquerda corresponde à disposição dos navios do jogador e
a grelha da direita corresponde à disposição dos navios do oponente;
2)
Cada desafio é
composto por 2 jogadores;
3)
São 4 tipos de
navios a serem posicionados por cada jogador: 1x Porta-aviões, 2x
Navios-tanque, 3x Contratorpedeiros e 4x Submarinos.
Ø Início do Jogo
4)
Cada um dos jogadores
desenha na grelha da esquerda os seus navios, 1x Porta-aviões, 2x
Navios-tanque, 3x Contratorpedeiros e 4x Submarinos, preenchendo em riscado os
quadrados correspondentes;
5)
Todos os
quadrados que representam um navio têm de estar em sequência, podendo ser
desenhados, apenas na horizontal ou na vertical;
6)
Para decidir
quem faz a primeira jogada os dois jogadores retiram uma carta do baralho de
cartas, quem tiver a carta de valor mais elevado faz a primeira jogada do
primeiro jogo;
7)
Cada jogador
faz, apenas, uma jogada de cada vez, seguindo-lhe o jogador oponente;
8)
Cada jogada é
feita pela indicação de uma coordenada composta por um número e uma letra;
9)
O jogador ao
referir uma coordenada correspondente à posição de uma parte de um navio o
oponente responde “Pumba acertaste”. E o jogador marca um “X” na coordenada da
grelha da direita do seu tabuleiro correspondente ao seu palpite;
10) A quando do
jogador acertar a última coordenada correspondente de uma parte de uma navio o
oponente responde “Afundado”. E o jogador desenha o contorno, em linha, do
navio afundado;
11) O jogador ao
referir uma coordenada não correspondente a nenhuma parte de um navio o
oponente responde “água”. E o jogador desenha um “O” na coordenada da grelha da
direita do seu tabuleiro correspondente ao seu palpite.
Ø Objectivo
12) Afundar todos
os navios do oponente.
Ø Vencedor
13) Vence o jogo o primeiro jogador a conseguir identificar
todas as posições dos navios do seu oponente.
Aqui tens uma actividade para toda a
família! Criar memórias, criar tradições.
Bons palpites!
Kat Rose Fashion Free Time
A Moment for Life!
A Moment for Life!
Comentários
Enviar um comentário