A Batalha Naval

A Batalha Naval é um jogo divertido para qualquer altura do ano. É ideal para as viagens longas, com pouco ou nada para nos entreter, quer seja de carro, de avião, ou até mesmo de barco. Podes fazer torneios de competição desafiando a irmã(o), o pai/mãe, o companheiro(a)… E tornar ainda mais activo e divertido o jogo.
Existem algumas variações dos tabuleiros da Batalha Naval, mas hoje trago-te uma forma simples e rápida de o pores em prática, usando apenas lápis e papel.

Como se Joga:
Cada jogador desenha na sua folha o seu tabuleiro de jogo, composto por dois quadrados divididos em dez colunas numeradas de “1” a “10” e dez linhas alfabetizadas de “A” a “J”.

Sg.: Descarrega o tabuleiro do Jogo em Papel pelo link abaixo.

Regras
Ø  Composição do jogo
1)      O jogo é composto por um tabuleiro de 2 quadrados (grelhas) divididos em dez colunas numeradas de “1” a “10” e dez linhas alfabetizadas de “A” a “J” para cada jogador. A grelha da esquerda corresponde à disposição dos navios do jogador e a grelha da direita corresponde à disposição dos navios do oponente;
2)      Cada desafio é composto por 2 jogadores;
3)      São 4 tipos de navios a serem posicionados por cada jogador: 1x Porta-aviões, 2x Navios-tanque, 3x Contratorpedeiros e 4x Submarinos.


Ø  Início do Jogo
4)      Cada um dos jogadores desenha na grelha da esquerda os seus navios, 1x Porta-aviões, 2x Navios-tanque, 3x Contratorpedeiros e 4x Submarinos, preenchendo em riscado os quadrados correspondentes;
5)      Todos os quadrados que representam um navio têm de estar em sequência, podendo ser desenhados, apenas na horizontal ou na vertical;
6)      Para decidir quem faz a primeira jogada os dois jogadores retiram uma carta do baralho de cartas, quem tiver a carta de valor mais elevado faz a primeira jogada do primeiro jogo;
7)      Cada jogador faz, apenas, uma jogada de cada vez, seguindo-lhe o jogador oponente;
8)      Cada jogada é feita pela indicação de uma coordenada composta por um número e uma letra;
9)      O jogador ao referir uma coordenada correspondente à posição de uma parte de um navio o oponente responde “Pumba acertaste”. E o jogador marca um “X” na coordenada da grelha da direita do seu tabuleiro correspondente ao seu palpite;
10)   A quando do jogador acertar a última coordenada correspondente de uma parte de uma navio o oponente responde “Afundado”. E o jogador desenha o contorno, em linha, do navio afundado;
11)   O jogador ao referir uma coordenada não correspondente a nenhuma parte de um navio o oponente responde “água”. E o jogador desenha um “O” na coordenada da grelha da direita do seu tabuleiro correspondente ao seu palpite.

Ø  Objectivo
12)   Afundar todos os navios do oponente.

Ø  Vencedor
13)  Vence o jogo o primeiro jogador a conseguir identificar todas as posições dos navios do seu oponente.

Aqui tens uma actividade para toda a família! Criar memórias, criar tradições.
Bons palpites!

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